VISITE NOSSO BLOG FALE CONOSCO
  0 item Total: R$ 0,00

A Origem do Gaudério

A Origem do Gaudério

Conforme o historiador "Librio Justo"; que editou o livro "Pampa y Lanzas" em 1912, o gaúcho surgiu primeiramente com o nome de Changueador (carregador, indivíduo que se incube de carretos). Em 1763 o gaúcho foi chamado de Gaudéio (pessoa que não tem ocupação séria). Mas em 1790 é que recebeu o seu verdadeiro nome que perdura até hoje de Gaúcho. Os primitivos Gaúchos ou Changueadores eram classificados como coureadores, índios ou mestiços sem domicílio certo, trabalhando em serviços que fossem executados a cavalo.

Foram remanescentes de tribos guerreiras que habitavam na Argentina, no Uruguai, as vezes amestiçados com portugueses e espanhóis. Já os chamados Gaudérios, viviam sem eira nem beira, soltos, sem querência, de fazenda em fazenda. Porém sempre onde o Gaudério retornava, era recebido com muita alegria, muito carinho e muita curiosidade. Com o passar dos tempos o Gaúcho foi reconhecido como homem valente, hospitaleiro, alguns ocupados com as lides de campo, outros com vida militar, arrebanhados de gado e de cavalo.

Origem da Palavra Gaúcho

Origem da Palavra Gaúcho

O uruguaio “Daniel Granada” nos conta que a palavra Gaúcho, deriva do árabe Chaouch que significa Tropeiro. Já na Espanha surgiu como “Chaucho” com o mesmo significado de Tropeiro. Com a passagem da palavra pela boca dos chilenos e pelos índios do pampa, é que chegou a América do Sul o nome de Gaúcho.

Para outros pesquisadores, o termo Gaúcho vem de Cachu ou Cauchu do Araucano, com o significado de camarada, esperto, fino, arteiro e astucioso. Para o pesquisador Aurélio Porto, o termo vem de Guahú; diz o Pe. Antônio Luis de Montoya que “Guahú” significa canto dos índios. Existem centenas de hipóteses a respeito da origem da palavra Gaúcho que apesar dos esforços dos pesquisadores, continua em volta de um grande mistério.

Cumprimento Gaúcho

Cumprimento Gaúcho

Em meados do século passado, segundo registro do escritor Caldre Fião, os gaúchos campeiros cumprimentavam-se formando uma cruz com os dois antebraços. Esse costume vigorou por cerca de mais um século. Foi quando o pessoal do CTG 35, de acordo com o testemunho de Barbosa Lessa, teimava que o costume era outro. 

Consistia primeiro num tocar de ponta de dedos. Depois, a tal cruz ou um espalhafatoso “quebra-costelas”, e, como fecho, um aperto de mão convencional, servindo de “confirmação” da amizade.

Como permanecia a dúvida, o assunto foi posto em votação, e terminou sendo adotado como cumprimento oficial dos tradicionalistas o toque de dedos, seguindo do cruzar de antebraços ou o simples abraço forte e, para encerrar, a “confirmação”.

A Bandeira Gaúcha

A Bandeira Gaúcha

A Bandeira Gaúcha com o formato que tem hoje aparece durante a campanha Republicana no Brasil, na segunda metade do século 19. Jovens políticos como Júlio de Castilhos, querendo derrubar a Monarquia de D. Pedro II, foram buscar no passado gaúcho, símbolos republicanos durante a Guerra dos farrapos.

A Bandeira figurava as duas cores brasileiras - O Verde e o Amarelo separados pelo Vermelho da Guerra.